sábado, 17 de dezembro de 2011

Prova de Sociologia - com gabarito ! Deixe seu comentário !


Escola São Vicente – São Vicente do sul – RS
Professor – Odilon Cuti
Prova individual - Nome:
_________________________________________________

A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.
Karl Marx





 Serão aceitos em cima da classe, somente os seguintes itens: canetas Azul ou Preta ,lápis , borracha e folha de apoio – se for distribuída pelo professor.
 Qualquer consulta extra, dará ao professor o direito de recolher a prova.
 No final da prova existe o quadro de gabarito, que deve ser preenchido. Não preencher anula a prova.
 O aluno pode optar por não responder a TRÊS questões . Porém, deve escrever a palavra RECUSADA no quadro de gabarito no final da prova.
 Cada questão vale 0,5 pontos.
1 -O conceito mais genérico de ideologia significa o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão, por exemplo, a ideologia burguesa, a ideologia de um partido político. Historicamente, porém, o conceito de ideologia tem um sentido específico divulgado pelo filósofo e economista:
a) Frederich Nietzsche.
b) Émile Durkheim .
c) Robert Owen.
d) Karl Marx. ( x )
e) Max Weber.

2 - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
"Para Marx, esse conceito básico, não é puramente teórico, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque na economia capitalista prevalece a lógica do mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca,





diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência, tais como, casas, roupas ou livros, produtos que tem utilidade vital, valor de uso."
O texto se refere ao conceito de:
a) Alienação. ( x )
b) Ideologia.
c) Reificação.
d) Fetichismo.
e) Mais-valia.

3 - Sobre o conceito de Sociologia é correto afirmar que:
a) Tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São fenômenos que estudam a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa.
b) Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
c) Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.
d) Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
e) Tem por objetivo, a compreensão do mundo e do homem em sua totalidade. Tanto quanto o seu Ser, tanto quanto o seu Dever Ser, ou seja, se caracteriza por uma abordagem universalizante da realidade.

4. Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
"A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revelaria, "o tipo psíquico da sociedade", que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações. A consciência coletiva é, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado "imoral", "reprovável" ou "criminoso".
O texto em referência é de:
a) Max Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
b) Karl Marx, em a Ideologia Alemã.
c) Émile Durkheim, em Da Divisão do Trabalho Social. ( x )
d) Jean-Jacques Rousseau, em o Contrato Social.
e) Karl Mannheim, em Ideologia e Utopia.
5 - Considerado como um dos mais importantes pensadores modernos, ele foi um dos fundadores clássicos da Sociologia. Dotado de espírito investigativo particularmente aguçado e de grande erudição, criou uma nova disciplina, a Sociologia da Religião, na qual desenvolvia estudos comparados entre a história econômica e a história das doutrinas religiosas. O texto se refere ao sociólogo alemão:
a) Karl Mannheim.
b) Karl Marx.
c) Émile Durkheim. ( x )
d) Max Weber.
e) Augusto Comte

6 -. Considerado um dos conceitos basilares do marxismo, onde Marx busca denunciar as desigualdades sociais, contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais. Assinale a alternativa que corresponde a tal conceito:
a) Classe social. ( x )
b) Ação social.
c) Fato social.
d) Alienação.
e) Mais-valia.
--x ---
7 - A mudança de posição social de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, num determinado sistema de estratificação social, é denominada de:
a) Mobilidade social. ( x )
b) Mudança social.
c) Movimento social.
d) Conflito social.
e) Exclusão social.

--- x ---
8 - Na teoria marxista, o materialismo histórico:
a) A sociedade é comparada a um celeiro no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas.
b) Pretende a explicação da história das sociedades humanas, a partir da Idade Média, através de fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
c) Pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
d) Pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através de fatos materiais, culturais e técnicos.
e) De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do meio pelo homem".
--- x ----
9 - Tema da questão: Max Weber
Sobre a definição de ação social para Weber, assinale a alternativa correta.
A) Está fundada na coletividade, de forma a estabelecer uma relação social.
B) Implica necessariamente uma relação social, prescindindo de significação.
C) É um conceito de análise típico-ideal, sem nenhuma correspondência com a realidade histórica.
D) É aquela que se orienta pela ação dos outros, sendo, portanto, reciprocamente referida.
---x ------
Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:
A) a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
B) são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
C) toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
D) não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento na relação entre “X” e “Y”, o que, necessariamente, não se dá com o poder.

-------------x ---------
10 - A respeito das definições de Max Weber para poder e dominação, é INCORRETO afirmar que:
A) o Estado é uma relação estritamente de poder, que prescinde da dimensão de dominação.
B) o poder é a probabilidade de alguém determinar o comportamento do outro.
C) a dominação implica, em alguma medida, o consentimento da parte do dominado para a ordem dada pelo dominante.
D) os fundamentos dos poderes econômico, ideológico e político são, respectivamente, a riqueza, o saber e a força.

11 - Segundo Weber é correto afirmar que:
A) a ação social é qualquer ação que o grupo social pratica, orientando-se pela própria ação e estabelecendo relações sociais significativas.
B) a vida social é resultado de um conjunto de ações individuais orientadas a um determinado fim e reciprocamente referidas, estabelecendo-se, assim, as relações sociais.
C) toda ação social está condicionada por idéias de valores que são fenômenos histórico-material.
D) a vida social é resultado de um conjunto de ações coletivas, reciprocamente referidas de forma a estabelecer relações sociais.

---x –

Analise os seguintes tópicos:
1 ) O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.
2) O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais.
3) Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo.
4) Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física.
5) Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
No que se refere aos itens acima:
A ) O item 2 contém informações falsas
B ) Os itens 2, 3 e 4 contém informações falsas
C ) Nenhum item contém informações falsas ( x )
D ) Todos os itens contém informações falsas
E ) Os itens 2, 3 , 4 e 5 contém informações falsas


Quadro de Gabarito: Atenção – escrever RECUSADA naquelas que optou por não fazer.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.


Grande Abraço
Prof. Odilon Cuti

E mail - odiloncuti@hotmail.com
Blog - odiloncuti.blogspot.com

Nenhum comentário: